quinta-feira, 29 de novembro de 2012


Você sabia que o seu lixo orgânico pode ser um aliado na nutrição das plantas? Com  essa simples iniciativa você reduz a quantidade de matéria orgânica que envia aos aterros e introduzir nutrientes minerais necessários para o desenvolvimento e crescimento das suas plantações.

COMPOSTEIRA NA CASA, NA ESCOLA, NO TRABALHO, EM QUALQUER LUGAR!!

Todos os dias nós produzimos resíduos que quando descartados acabam num lixão (devem ser erradicados até 2014, segundo o Plano Nacional de Resíduos Sólidos - PNRS), num aterro sanitário ou numa usina de reciclagem. A realidade ambiental quanto à geração de resíduos no mundo e no Brasil não é nada satisfatória. E assim, vivemos numa era em que a durabilidade dos materiais (em termos de decomposição) é alta, mas o descarte deles também o é, e ainda pior, é uma crescente. Sabemos que a melhor maneira de contribuir para a redução da geração de resíduos é controlando o consumo e que para isso precisamos refletir sobre nossas escolhas e mudar nossos hábitos.    
Separar os resíduos orgânicos dos resíduos secos em nossas casas, escola ou trabalho também contribui para a melhora deste problema, ainda mais quando sabemos aonde irão parar após a segregação.


Uma dica importante aqui!

Quando não há a segregação de materiais na origem do descarte, o processo de reciclagem torna-se praticamente inviável, pois temos materiais sólidos misturados com materiais orgânicos o que gera contaminação e inutilização de alguns plásticos e papéis, por exemplo, e o destino final dos resíduos misturados torna-se o aterro sanitário. Mas, quando os resíduos sólidos são separados adequadamente, normalmente o destino deste material é uma usina de reciclagem e a dos resíduos orgânicos o aterro sanitário.
Também podemos reduzir a quantidade de matéria orgânica que enviamos aos aterros, para isso, queremos lhe sugerir a construção de uma composteira. A compostagem do material orgânico é uma ótima saída para a redução da quantidade de resíduos que produzimos, pois se trata de um processo natural de decomposição para transformar os restos de origem animal ou vegetal em adubo de primeira qualidade. Este processo biológico, conduzido pelos microorganismos, decompõe a matéria orgânica gerando um composto rico em nutrientes minerais (nitrogênio, fósforo, potássio, cálcio magnésio, ferro, zinco, cobre, manganês e boro) que são necessários para o desenvolvimento e crescimento das plantas.

No link abaixo você irá encontrar o passo-a-passo para a montagem de uma composteira simples e que cabe até mesmo em espaços pequenos, como uma sala de aula, por exemplo. No vídeo também há uma dica de aproveitamento integral de alimentos. Veja!



Agora que você aprendeu como montar uma composteira mantenha bem visível a tabela do que pode e o que não fazer parte dela.







Referências:




segunda-feira, 26 de novembro de 2012


Energia solar, energia eólica, energia hidrelétrica, biomassa, biodiesel, geotérmica...Você conhece todas essas formas de energia? Fontes renováveis é o assunto do post de hoje. Entenda um pouco mais sobre elas.


Para discutir:                                        Roteiro de atividade - Energia


ENERGIA É O QUE FAZ O PLANETA GIRAR...

Tudo ao nosso redor, de algum modo, envolve a troca de energia. Diferente do que muitos pensam a energia total do Universo não se esgota quando a usamos. Ela apenas se converte em outra forma de energia. Normalmente a conversão de energia produz calor e esta é a menor forma que ela pode tomar.
A energia pode assumir várias formas, algumas mais fáceis de ver, sentir e medir e outras nem tanto. Observe:

ENERGIA É...
...ÁTOMOS
Estrelas, árvores, animais você e eu. Tudo é feito de átomos. A água e o ar, inclusive. Os átomos são partículas muito pequenas, milhões de átomos caberiam na cabeça de um alfinete. Mesmo assim eles são considerados os blocos da construção do Universo.
...CALOR
Calor é energia térmica em trânsito de um corpo para outro, devido, unicamente, a uma diferença de temperatura. Por isso, a energia térmica produz calor. 
... CRESCIMENTO
Para as células se reproduzirem elas necessitam de calor. Encontramos esta energia em árvores e combustíveis fósseis.
...ELETRICIDADE
Energia elétrica é usada, dentre outras milhares de coisas, para iluminar e fazer a televisão funcionar.
... LUZ
Movimento de energia brilhante em ondas eletromagnéticas transversais. É encontrado em micro-ondas e radiografias.
... MOVIMENTO
Energia mecânica produz energia de deslocamento, energia cinética.
... SOM
Energia em movimento produz som. É a vibração de substâncias e ondas longitudinais.

ENERGIA RENOVÁVEL:
A maior fonte de energia da Terra é aquela estrela quente e brilhante que chamamos de sol. A sua luz, e o calor são necessários para que os seres humanos, animais e plantas habitem o planeta Terra. O sol oferece uma energia renovável, que não acaba e que pode ser a solução de diversos problemas. Mas existem outros tipos de energia renovável, vamos a elas: 


ENERGIA NÃO RENOVÁVEL
Energia não renovável é aquela que não pode ser substituída naturalmente, ou então, que levariam milhões de anos para que em processos naturais ela fosse reposta.  A exemplo, temos o petróleo, que é o resultado da decomposição da matéria orgânica no fundo de lagos e mares num processo de milhões de anos.



Confira na Página de Atividades como construir uma linha do tempo da energia para discutir com seus alunos. 

quinta-feira, 22 de novembro de 2012


É muito bom navegar na internet. Melhor ainda quando podemos acessar e compartilhar ideias criativas, realizadas por pessoas inspiradas, e que nos dão vontade de inventar coisas diferentes também...
Os trabalhos realizados por Eric Barclay são um exemplo disso. Que tal aprender um pouco mais sobre o artista e propor para sua turma realizar esculturas e colagens com materiais descartados?













Eric Barclay

Eric Barclay é ilustrador, designer e escultor. Seus trabalhos são composições divertidas, que a partir da simplicidade da linha e cores brilhantes, criam desenhos extravagantes com uma pitada de humor.
Seu estilo é influenciado pelo design gráfico e desenhos animados da década de 1950 /1960. Além de belas ilustrações, Eric também cria esculturas a partir de materiais descartados, tais como garrafas de plástico, latas, lâmpadas e madeira. A seguir algumas imagens dos trabalhos de Eric...

Sr. Shackelto, o pinguim, foi criado a partir de uma lâmpada de rua e  madeira de reposição.

O leão foi pintado em um frasco de mostarda.


 


Mais informações:




segunda-feira, 19 de novembro de 2012

DIÁLOGOS EM SALA DE AULA III



Diferente das partes anteriores do texto, esta  não envolve um diálogo em sala de aula. O terceiro e último diálogo é apenas um roteiro para a realização de uma atividade: a construção e discussão de um motor elétrico simples. Assim, cabem a vocês leitores (professores e alunos) concluírem estes “diálogos em sala de aula”. Me despeço com o desejo de que as discussões sejam frutíferas e que os alunos possam perceber a relevância do aprendizado das ciências em suas vidas escolares e além. 
Para saber mais sobre esta atividade confira no link Atividades para desenvolver com os alunos em sala de aula


quarta-feira, 14 de novembro de 2012


Que palavra lhe vem à mente quando você pensa na Caravana RGE?

Segundo os caravaneiros...



Que palavra lhe vem à mente quando você pensa na Caravana RGE? A mim, parece que a palavra motivação é extremamente adequada. Se você refletir um pouco pode entender o porquê da escolha dessa palavra. Um dos fatores mais básicos para que alunos aprendam é a motivação para tal. Aquilo que desperta interesse dos alunos acaba por se tornar o centro de sua atenção e esforços.

Contudo, certamente você deve ter pensado em outra palavra igualmente adequada. Essa é uma das características mais fantásticas das pessoas. A nossa visão de mundo depende das experiências que vivenciamos ao longo dos anos. Dessa forma, duas pessoas não veem do mesmo modo cachorros, por exemplo, pois uma delas pode ter sofrido algum ter sido mordida por um cão e outra ter tido boas experiências. Ou seja, o modo como percebemos o que nos cerca não depende unicamente de nossa visão e sim das relações que estabelecemos ao ver, ouvir e sentir as coisas com tudo o mais que um dia já vimos, ouvimos e sentimos e que nos parecem semelhantes.

Mas, se cada pessoa tem uma visão diferente sobre o mundo à sua volta, é de se esperar que sua visão sobre a Caravana RGE também o seja. Há aqueles que veem a Caravana RGE como forma de levar conhecimento à comunidade outros, como forma de levar informação. Como educador você deve saber as diferenças entre essas palavras: informação é ter ciência de algum assunto de interesse, já conhecimento é saber em profundidade tal assunto, dominá-lo plenamente. Em todo caso, essa é uma das funções da Caravana RGE, educar para a eficiência, despertar uma consciência social nos alunos.

    Outros “caravanenses” lembram-se das amizades que surgiram e da alegria compartilhada nas viagens onde toda a equipe, apesar de composta por pessoas com histórias de vida muito diferentes, aproveitam sua integração que chega a torná-los uma família. Sim, uma família, pois o fato de a Caravana ser um projeto itinerante, ou seja, o fato do projeto visitar uma cidade a cada dia faz com que o contato e a companhia com os companheiros de trabalho vá além do ‘horário comercial’.

     Inclusive, o caráter itinerante do projeto faz com que os “caravanenses” sempre busquem a superação do cansaço e de suas próprias capacidades em busca de uma constante evolução em direção ao futuro. Mas se pensarmos nas crianças duas palavras vem à mente dos membros da Caravana. Os alunos acham legal ou acham o máximo o teatro e o túnel do conhecimento.

Todavia, não é só em trabalho que a equipe pensa. Alguns apenas querem um pouco de curtição durante a folga. Outros agradecem pela generosidade dos amigos durante os momentos em que se fica nervoso por causa de alguma surpresa.  Mas e você: Que palavra lhe vem à mente quando você pensa na Caravana RGE?

terça-feira, 13 de novembro de 2012

Um dia de aula diferente, alegre e participativo. Esta foi e continua sendo a resposta dada por mais de 70% dos alunos que frequentam os bancos escolares do ensino fundamental e médio. Para dar aquela ajudinha aos educadores que também sentem esta necessidade, hoje postamos algumas brincadeiras "sustentáveis" que valem a pena serem feitas na escola. Professor, reúna os demais docentes da sua escola e promova um dia de atividades diferenciada. Afinal de contas, aprender brincando é bem mais divertido.



BRINCADEIRAS CONSCIENTES
É BRINCANDO QUE SE APRENDE A CUIDAR DO MEIO AMBIENTE

Para tornar o dia mais divertido, que tal transformar o que iria para o lixo em brinquedos atrativos? Além de aproximar a família e viver momentos de diversão junto com seu filho, os brinquedos de sucata resgatam tradições e são ecologicamente corretos. Você que é professor também pode desenvolver estas atividades com seus alunos.

Tudo é válido: embalagens variadas, jornal, papelão, garrafas pet, embalagens longa vida (Tetra Pack)... Tudo ganha uma nova vida quando usamos um pouco de cor, tesoura, cola e trabalho em conjunto. 

Use e abuse da sua criatividade! Coloque a criança que há dentro de você a brincar aproveitando o passo-a-passo dos brinquedos abaixo e tantos outros que a sua imaginação permitir!!




VAI E VEM DE GARRAFA PET

Materiais necessários:

 - 2 Garrafas pet de 2litros
 - 4 Metros de lã da cor que quiser
 - 4 Argolas da tampinha de refrigerante
 - Tesoura
 - Durex colorido ou outros materiais para decorar


Modo de fazer:

- Corte as 2 garrafas no final da marca do rótulo.




- Encaixe uma dentro da outra como mostra a foto abaixo.



 - Pegue os 4 metros da lã e corte ao meio, passe os dois pedaços por dentro da garrafa.



 - Pegue as 4 argolas e amarre-as uma em cada ponta da lã.



- Decore a garrafa como quiser e esta pronto é só brincar.





PALHAÇO BILBOQUÊ


Materiais necessário
-1 embalagem de detergente-1 copo de iogurte
-1 pedaço de barbante (mais ou menos 60 cm.)
-fita adesiva branca
-1 pedaço de papelão
-1 rolo de papel higiênico vazio
-tesoura
-lápis ou caneta (para fazer as marcações)
-pincel
-tintas branca e coloridas (pode ser guache, ou acrílica).

- Faça um pequeno furo no copo de iogurte.



- Corte a garrafa de detergente pela metade.



- Passe o barbante, e dê um nó por dentro.



 - Com o outro lado do barbante, amarre na tampa da garrafa de detergente.





- Faça uma dobra no rolo de papel higiênico. 





- Encaixe na tampa da garrafa de detergente.






- Passe a fita adesiva para fixar o rolo de papel higiênico com a garrafa de detergente. Tome cuidado para não prender o barbante.


- Vamos fazer os detalhes do chapéu, com um pedaço de papelão. Use um CD para fazer a base.




- Recorte a área demarcada.







- Usando o copo de iogurte, como base, risque o contorno e recorte.





- Encaixe como mostra a foto.





- Para ficar mais firme, prenda o papelão e o copo de iogurte, com pedaços de fita crepe.





- Faça um teste para ver se o chapéu, se encaixa na cabeça.




- Está pronto, agora é só pintar e brincar!







Referência:





CALEIDOSCÓPIO



Materiais necessários:

- 3 réguas (30 cm) de acrílico transparente
- papel alumínio e filme plástico transparente
- canudos coloridos cortados em pedacinhos
 – miçangas ou pedacinhos de papel colorido
bem pequenos
- cartolina
- papel crepom colorido
- adesivos para decorativos
- tesoura
- cola
- durex.




Modo de fazer:  
                  


 - Junte as três réguas com indica a foto acima e prenda-as com durex.

-
Passe filme plástico transparente num dos lados, para cobrir o fundo. Prenda-o no corpo do instrumento com durex.
                         
                                

                   
- Com um pedaço de cartolina, crie o compartimento onde ficarão as pecinhas coloridas. Recorte o papel e prenda-o no instrumento com fita adesiva, deixando uma borda de 1 centímetro para fora.

- Coloque as pecinhas coloridas no compartimento.     
Elas não podem espalhar-se pelo corpo do instrumento.
Passe o filme plástico para prender as pecinhas no compartimento.

      
               
- Na extremidade oposta, encaixe outro pedaço de cartolina, com um furinho no meio (é por ele que você vai espiar dentro do caleidoscópio).

- Encape o instrumento com papel alumínio, como indica a foto. Não feche nenhuma das extremidades.







       

- Hora de decorar. Encape o caleidoscópio com papel crepom e decore com os adesivos. Está pronto!





CARRINHO “MONSTER TRUCK”

Materiais necessários:                                   

 - 1 garrafa de amaciante 
- 5 garrafas lisas de refrigerante de      2 litros
 - 2 caixas de leite
 - Tesoura
 - Estilete
 - Pincel atômico
 - Removedor
 - Pano de limpeza



Modo de fazer:


- Tire o rótulo da garrafa e passe o removedor com um pano para tirar todo o excesso de cola do rótulo.


     
 -Toda garrafa tem uma marca no fundo. 
Faça um corte com estilete.



- Corte toda a volta com a tesoura, acompanhando a marca. 





- Abras as caixas de leite e tire as bordas.









- Corte toda a volta com a tesoura, acompanhando a marca.






- Encaixe a tira na garrafa PET.








- Abra a garrafa nos dois lados até a tira. Use a linha das laterais da garrafa. 


- Una as duas pontinhas de cada lado e faça um vinco.


- Use esse vinco para cortar até a tira. 
Repita dos dois lados. Formaram-se quatro tiras.
 - Dobre ao meio cada uma dessas tiras e corte. Formando oito tiras.


- Dobre cada tira e encaixe na tira da caixa de leite.


- Empurre até que a ponta apareça por baixo da tira da caixa de leite, para que o trabalho fique bem firme. 


 - Repita o procedimento com as oito tiras.

- Posicione a tampinha sobre o fundo da garrafa. A tampinha ficará solta e fará barulho quando a roda girar.
- Encaixe a roda sobre o fundo. Aperte. A roda está pronta. 







- Para fazer o eixo, corte o fundo da garrafa seguindo os passos 3 e 4.




 - Faça um segundo corte, na marca superior.

 - Abra, cortando na marca da lateral da garrafa.


- Dobre duas vezes, de forma que as três partes fiquem do mesmo tamanho. 



- Corte sempre no sentido da altura da garrafa. Tendo assim os três eixos. 


- Use apenas dois eixos e despreze a terceira parte.
 - Com a tampa da própria garrafa de amaciante, faça quatro marcas. Duas de cada lado. Observe a foto.



- Com estilete, fure as marcas e acerte as bordas com a tesoura. 



- Enrole cada eixo. 




- Encaixe-o na boca da garrafa, que é a roda.


 - Encaixe o eixo, passando-o pelos dois furos feitos.



- Encaixe a outra roda. 

 - Repita os passos e faça o eixo dianteiro e as duas rodas.
Pronto! Bom passeio com o seu carrinho!!





Referência: