sexta-feira, 7 de junho de 2013

Homen X Natureza: somos um só?

O que é o homem na natureza? Um nada em relação ao infinito, um tudo em relação ao nada, um ponto entre nada e tudo.

Após um longo dia de trabalho, feche os olhos para descansar. E, no limite entre o sono e a vigilância, escute o seu próprio ritmo. Pulso... Respiração... Bem estar.
Nesse momento de quase inconsciência, permita que as frustrações se calem e que, brevemente, as imagens de todas as coisas realizadas por você sejam salvas em pastas, seus arquivos de memória. Pense sobre a força que nos mantém vivos! A energia que mantém a vida, em todas as suas formas...
Perceba então, que a mais insignificante partícula (você, nós?), apesar de ser mais uma em meio à multidão, tem uma complexa razão de existir. Você é parte da grande teia que sustenta a vida no Planeta - um pequeno ponto azul flutuando no espaço – como diz Genebaldo Freire Dias.


Assista aos Vídeos:



Às vezes ouço passar o vento; e só de ouvir o vento passar, vale a pena ter nascido.

Sinalizar o Dia Mundial do Meio Ambiente não é reconhecer o dia das plantas, dos bichos, da água, das montanhas... E tão pouco basta um dia, ou uma semana para pensar sobre isso. Todos os dias são dias e, Meio Ambiente, somos todos nós. O momento em que
entendermos isso não vamos mais cortar árvores porque as folhas sujam a calçada, ou abandonar um velho companheiro na rua porque ele já não serve mais como guarda. Olharemos a natureza e veremos a beleza do nosso ambiente de vida. Não reconheceremos apenas presas ou predadores, entenderemos nossos instintos e limitações e nos colocaremos como companheiros de jornada. Deixaremos um pouco a postura que busca o melhor para si e tentaremos, ao menos, pensar no melhor para todos.


Assista ao Vídeo:



Jogo sobre os seres vivos

Objetivo: reconhecer a importância dos seres vivos. Levar fichas contendo diferentes representantes dos seres vivos (uma ficha para cada aluno), para que os alunos façam representações livres (teatro, painel, mímica, desenho, produção escrita) em grupo ou individual e para que adivinhem o que está sendo representado por eles. Sugestão: O professor pode usar esta dinâmica para trabalhar os conteúdos: os seres vivos e a relação entre os seres vivos nas séries iniciais, despertando nas crianças a criatividade e o gosto pelo trabalho em grupo.


Jogo sobre Ecossistema

Objetivo: compreender a importância de cada espécie para o equilíbrio do ecossistema. Montar um ecossistema onde cada aluno é um ser vivo e tem um balão. Num primeiro momento, cada ser vivo ficará encarregado de impedir que o seu balão caia no chão, à medida que o tempo passa algumas espécies vão se extinguindo (o professor designará que espécies – alunos – serão extintos – e os mesmos deverão sentar-se). Caberá às espécies remanescentes impedir que os balões alheios caiam no chão. Chegará um momento em que não será possível a manutenção de todos os balões – quando o primeiro balão cair no chão a brincadeira termina. Esse jogo representa um ecossistema, mostrando que, ao se extinguirem espécies, o ecossistema se altera, salientando assim a importância de todos os seus componentes. Sugestão: trabalhar conteúdos sobre o ecossistema e cadeia alimentar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário