terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Transtorno de Déficit de Natureza


Olá Professor, o post de hoje dedica-se a um tema pouco falado, mas bem conhecido por vocês, pois atinge seus filhos e alunos. Boa Leitura!



A falta de rotina de contato com a natureza pode resultar na atrofia do crescimento físico e do desenvolvimento escolar do seu filho. Este efeito colateral indesejado da era eletrônica é chamado de "Transtorno de Déficit de Natureza" (TDN) que é a desconexão entre nós humanos e a natureza.
Entramos numa nova era de expansão suburbana que restringe as brincadeiras ao ar livre, em conjugação com uma ligação à cultura tecnológica que atrai as crianças para dentro de casa.
Nosso cérebro humano não está totalmente adaptado ao mundo de atividades restritas a ambientes fechados esculpidos por nós mesmos. Na verdade, algumas crianças até que se adaptam bem, porém a maioria delas desenvolve os sintomas do TDN que incluem problemas de atenção, obesidade, ansiedade, depressão e futuros problemas mentais na idade adulta.
Como proteger seu filho do TDN?
1.       Seja um modelo de comportamento! Demonstre sua curiosidade pela natureza e compartilhe com seu filho o que você gosta de fazer ao ar livre.

2.       Planeje uma aventura surpresa! Uma vez por semana ou por mês, vocês poderiam ir até o rio local, praia, parque florestal ou até mesmo ao parque da cidade.

3.       Registre seu filho em um acampamento de férias! Dê-lhe uma dose de ar livre com chances de fazer novos amigos e desenvolver carinho e respeito pela natureza.

4.       E se vocês acampassem? Agarre sua tenda, saco-cama e um fogão de campismo e ensine seu filho a acampar! Camping em parques nacionais e estaduais é uma ótima opção para a família, de custo baixo e seguro, que pode ser divertido e educativo. Saiam e desfrutem de parques locais ou façam uma viagem para descobrir os tesouros em todo o país.








Algumas sugestões de atividades fáceis para despertar o interesse pela natureza:
  • Envolva seu filho no processo de plantio em seu jardim.
  • Coloque sementes em um pouco de algodão molhado dentro de um copo de plástico em uma janela. Seu filho ficará espantado ao perceber que as sementes estão brotando. Ele vai ter uma participação especial quando fizer o transplante das mudas para um lugar no quintal ou parque.
  • Leve-o em passeios de "descobertas". Cada nova descoberta terá um significado adicional - como observar uma aranha em sua teia com algum inseto preso. Estes passeios podem ser reforçados ao se manter um diário com histórias, desenhos, fotografias ou espécimes como folhas pressionadas.
  • Há ótimos livros sobre como partilhar a natureza com as crianças. Estes livros contêm ideias e atividades para passeios na natureza em muitos ambientes diferentes.
  • Sentem-se no lado de fora de casa para que possam ao fim de tarde se envolver com coisas como o canto dos pássaros, o correr dos insetos e o soprar do vento.
  • Incentive-o a tocar com cuidado e a sentir a grama, as folhas ou as cascas das árvores - e com uma vara pegar uma lagarta para observá-la de perto.

A natureza tem a capacidade por si só de capturar a atenção até mesmo das crianças mais pequenas, aproveite!

Fonte: http://www.educacaoinfantil.pro.br/transtorno-de-deficit-de-natureza.html

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Charges



Olá professor!


No post de hoje propomos a observação de charges ambientais que podem ser utilizadas em sala de aula em diversas atividades. As charges são crônicas humorísticas, que tem o caráter de crítica, provocando o hilário, cujo efeito é conseguido por meio do exagero. Ela se caracteriza por ser um texto visual humorístico e opinativo, que critica um personagem ou fato específico.










 

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Olá!

Hoje postamos na página Atividades para desenvolver 
com os alunos em sala de aula (ao lado, na sua direita) do nosso blog mais
uma excelente dica de atividade para este início de ano letivo.
Essa atividade pode ser desenvolvida por professores de diferentes 
disciplinas, pois trata-se de uma atividade generalista que promove a interação entre alunos, o diálogo, a reflexão e a união do grupo. Mãos à obra educador(a) e vamos juntos trilhar os caminhos da educação para a sustentabilidade. As aulas já iniciaram em muitas escolas do nosso país e é neste clima de energias renovadas, reencontros e novas descobertas que postamos a Árvore dos Sonhos.  Convide seus alunos para montar esta 
árvore, colem na sala de aula e acompanhem diariamente a evolução do trabalho.
Professor(a) você pode chamar outros educadores da sua escola para juntos realizarem esta atividade com os jovens.


quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

“Dieta” do Carnaval...



Qualquer movimento corporal que resulte em um gasto energético maior do que o repouso é considerado uma Atividade Física. Então, pense bem no que pretende fazer neste feriadão de Carnaval.
Para os que gostam de festejar, a boa notícia é que dançando rapidamente seu corpo gasta 605kcal/hora. Supreedentemente, o Balé - lindo, ágil e extremamente desgastante com seus “arabesque, assemblé, etc...” -  consome apenas 480kcal/hora.
Mas não se chateie. Para os que não querem pular Carnaval e tampouco vestir uma sapatilha de ponta, existem outras opções:
Ficar "pendurado" no telefone consome 85Kcal/hora. Isso é facil, dependendo da pessoa com quem você conversa. O problema é a tarifa. Para quem está sem grana, uma alternativa pode ser fazer caretas em frente ao espelho...
O feriado pode ser também um tempo de descobertas. Se você resolver encontrar o Chef de Cuisine que há dentro de si, ao cozinhar é possível consumir 168kcal/hora. Com o serviço completo, lavando a louça, mais umas 60kcal/hora. O problema é que se você resolver curtir uma singela porção de 150g de costeleta, estará propenso a ganhar 390 calorias... Bacana, então, é ficar no tomatinho cru com 17 calorias ou ameixa preta (míseras 4 calorias por unidade).
Outra opção atraente é o turismo. Se você gosta do lugar em que vive e quer curtir um vento batendo no seu rosto, além de outros benefícios à saúde, você pode pedalar: 180 a 300kcal/hora. Eficiente assim, só fazendo faxina: 300kcal/hora. Viu como é importante ser asséptico?
Algo mais divertido? Beijar, hummm...480kcal/hora. Se você conseguir ficar trocando fluidos por todo esse tempo, parabéns. Não deve ser tão difícil. Em 2011 um casal tailandês beijou-se por 46 horas, 24 minutos e nove segundos. Quer tentar?
Fazer amor...190kcal/hora. Nove meses depois, se você não tem o costume de usar contraceptivos, pode consumir 141Kcal/hora carregando um bebê no colo.
Mas se você não se identificou com nada, pois nem férias tirou, está se arrastando, estressado, mal humorado ou na TPM, e tudo o que NÃO quer é gastar o pouco de energia que ainda tem, esqueça. Dormindo você também consome: 60kcal/hora.
Na pior das hipóteses, aproveite o “feriadão” e coloque seus trabalhos atrasados em dia. Você poderá perder até 95Kcal/hora.
Então, bom Carnaval a todos nós!

terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Eu sou... “O pirata da perna de pau!”

Que tal confeccionar junto com as crianças uma fantasia para curtir o Carnaval?

Material:
- Cartolina preta
- Cola
- Papel laminado
- Barbante




Passo a passo: Chapéu

 







  1. Recorte um grande círculo na cartolina e dentro dele, outro menor (da medida de sua cabeça).
  2. Dobre, cole a lateral e aplique uma caveira de papel laminado.

Tapa-olho









  1. Recorte o tapa-olho na cartolina.
  2. Faça dois furinhos na parte reta do molde.
  3. Passe o barbante e amarre na cabeça. Pronto!















Mãos a obra!

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

A iniciativa é antiga, mas vale relembrar...



Estudantes de moda da UVA criaram fantasias para um concurso promovido por uma empresa. O diferencial? Em lugar das tradicionais “plumas e paetês” os estudantes utilizaram tampinhas, garrafas pet, caixas de ovo, câmara de pneu, tela de mosquito, cabo de vassoura, arame, retalhos de tecido...
O sucesso foi tanto que a empresa escolheu cinco criações para estrelar em suas peças publicitárias no Carnaval. O objetivo segundo o Gestor de Comunicação e Marketing da empresa foi despertar a consciência ambiental por meio de ações simples no dia a dia.


Outras referências