sexta-feira, 26 de julho de 2013

Cientistas fazem o menor filme do mundo



Um elenco de átomos de carbono protagoniza o menor filme em stop motion do mundo, criado por pesquisadores da IBM.

O vídeo "A Boy and His Atom" possui milhares de átomos que foram cuidadosamente organizados em cerca de 250 quadros com um microscópio de varredura por tunelamento (STM), uma ferramenta vencedora do Prémio Nobel, inventado por cientistas da IBM há três décadas. A primeira ferramenta que permitiu visualizar átomos individuais.

"Ele pesa duas toneladas, opera a uma temperatura de 268 graus Celsius negativos (menos 450 graus Fahrenheit) e amplia a superfície atómica mais de 100 milhões de vezes", disse Christopher Lutz, um cientista de pesquisa da IBM.

Para posicionar os átomos, a equipa usou o microscópio para arrastar uma agulha super afiada ao longo de uma superfície de cobre. Esta agulha, posicionada a apenas um nanómetro de distância da superfície, atraiu os átomos e puxou-os para o lugar de modo a que os cientistas pudessem tirar fotos para cada quadro do filme. 

O filme mostra um menino a brincar com um único átomo, dançando e pulando num trampolim. Foi verificado como o filme stop motion menor do mundo pelo Guinness World Records. Os cineastas dizem que não há mais no seu trabalho do que a mera novidade. 


Os átomos são as menores matérias-primas para os dispositivos de armazenamento de dados, e os mesmos investigadores que fizeram o filme stop motion também fizeram o menor bit magnético do mundo usando apenas 12 átomos, de acordo com a IBM. Isso é incrivelmente pequeno considerando um bit de dados sobre a média de computador ou dispositivo eletrônico hoje é composta por cerca de 1 milhão de átomos. 

Um chip do tamanho de uma unha usando 12 átomos seria capaz de armazenar todos os filmes já feitos, dizem pesquisadores da IBM. "Como a criação e consumo de dados continuam a ficar maiores, o armazenamento de dados precisa ficar menor, até ao nível atômico", disse o pesquisador da IBM Andreas Heinrich. "Estamos a aplicar as mesmas técnicas utilizadas para chegar a novas arquiteturas de computação e formas alternativas de armazenamento de dados para fazer este filme", acrescentou.

terça-feira, 23 de julho de 2013

Transforme sua capa de CD antiga em algo bem mais divertido!

Na era digital, os CDs ficaram no esquecimento. Mesmo que muitas pessoas continuem colecionando CDs, é comum encontrar montes de caixas vazias, ou porque as mídias perderam o uso ou simplesmente porque a pessoa optou por alternativas mais práticas para escutar música. Estes recipientes podem ser reutilizados e transformados em brinquedos, como um labirinto que vamos ensinar com as dicas a seguir.

Materiais necessários:
Caixa de CD; papelão ou barbante; tesoura; massa de biscuit; cola e tinta.


Passo1
Encontre uma caixa de CD vazia e remova o encarte e a estrutura de plástico que normalmente suporta o CD.



Passo2
Escolha qual material será usado para fazer os caminhos. Se for feito de barbante, recorte pequenas tiras e monte sobre a caixa de CD, sem colar. Depois de criado passe bastante cola branca líquida nos fios e cole um a um. Se quiser dar um tom no seu labirinto, passe tinta no barbante deixe secar e depois aplique a cola. A seguir, cole os fios.
Para fazer com papelão, recorte tiras finas de papelão, pinte-os na cor que desejar e cole-os com cola branca líquida ou cola quente. Espere secar. Se ainda assim o material for escasso. A própria cola quente pode servir de ‘caminho’. Aplique camadas generosas de cola quente, e forme o traçado. Também é possível fazer as divisórias com biscuit.



Passo3
Faça pequenas bolinhas rolando a massinha de biscuit em seus dedos. Em seguida, coloque-a para assar para endurecer rapidamente. Se preferir, deixe secar naturalmente. Para um orçamento mais baixo, utilize farinha branca e água. Misture e faça uma pequena bolinha. Espere secar. Ela vai ficar mais durinha. Lembrando que com esta escolha, a bolinha pode se desfazer mais facilmente, ou ressecar e rachar. Basta substituí-la quando isso acontecer.

Caso queira dar um fundo colorido para seu labirinto, é necessário recortar um papel colorido ou estampado, encaixar na parte interna da caixinha. A seguir, cole o papelão ou o barbante, sob ele.


terça-feira, 16 de julho de 2013

Você Sabia?! Refeições em troca de energia


Na tentativa de conquistar a clientela, o hotel dinamarquês Crowne Plaza Copenhagen Towers, localizado na capital de Copenhague, abriu as portas oferecendo aos hóspedes refeições grátis. Ou quase isso: de fato os turistas não precisavam desembolsar dinheiro para almoçar ou jantar, mas em troca deveriam ter disposição de sobra para pedalar as bicicletas elétricas instaladas no local que convertiam energia de movimento em eletricidade para iluminar o hotel.

As magrelas ficavam no centro fitness do estabelecimento e para ganhar uma refeição “na faixa”, era preciso pedalar o suficiente para gerar 10 watts de energia para o hotel – o que significa, aproximadamente, 15 minutos de exercício físico em ritmo intenso. O esforço rendia ao hóspede o direito de gastar 240 coroas dinamarquesas – cerca de US$ 44 – no restaurante ou bar do Crowne Plaza Copenhagen Towers. De acordo com a gerência, a quantia era mais do que suficiente para saborear qualquer prato do cardápio.

Mais do que conseguir eletricidade de graça para o hotel, a intenção da iniciativa era mostrar aos hóspedes que a energia não cai do céu e, assim, incentivá-los a usá-la com consciência. Afinal, 10 watts é uma quantia simbólica e o estabelecimento já conta com 2.500 m² de painéis solares em sua cobertura que fornecem ao hotel boa parte da eletricidade de que necessita para funcionar.

Conforme proposto pela gerência, a iniciativa durou cerca de um ano e, de fato, conferiu popularidade ao Crowne Plaza Copenhagen Towers. Os hóspedes lamentaram o fim do projeto e reivindicam sua volta.
E você, apoiaria que os hotéis brasileiros invistam na ideia de trocar pedaladas por comida?

Fonte: Revista Super Interessante.


quinta-feira, 11 de julho de 2013

Halteres feitos com CD: seja sustentável, seja saudável!

Professor de Educação Física, fica a dica para as suas aulas serem ainda mais criativas!


A sustentabilidade nem sempre tem ligação direta com a ecologia. Assim como uma empresa pode ser sustentável nos negócios, você pode ser sustentável no seu dia a dia, seja na escolha dos alimentos ou na reciclagem do lixo produzido em casa. E agora, com a ideia do designer Seung-il Kim, você também poderá ser sustentável na sala de aula levantando peso!
                Faça uma campanha com seus alunos juntando todos os seus cds antigos e construa um “peso” para a prática do exercício físico. Use também a criatividade para substituir materiais, sempre fazendo prevalecer o princípio da reutilização. Pra montar é bem fácil, como visto no passo a passo da imagem. Cada parte tem a capacidade de vinte cds, um total de 0,3 kg tendo 15g por unidade. As partes desse protótipo ainda podem ser acopladas.
                Assim você pode cuidar da sua saúde, da saúde dos seus alunos, ao mesmo tempo em que cuida do meio ambiente. Palmas para o Seung-il Kim… e para você professor também, claro!


terça-feira, 2 de julho de 2013

Você sabia? Designer cria chuveiro que o obriga a sair quando já desperdiçou muita água.

            O designer Tommaso Colia criou uma solução para aqueles que adoram passar um tempão tomando uma ducha relaxante (é, você mesmo!). O chuveiro Eco Drop possui círculos concêntricos como tapetes no chão, que vão crescendo enquanto o chuveiro está ligado. Após um tempo, a sensação fica tão incômoda que te força a sair do banho e, consequentemente, economizar água. Cerca de 20% de toda energia gasta no lar vem da água quente utilizada no banho – seis vezes mais do que a iluminação doméstica, por exemplo.